quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Cegueira Espiritual e Religiosidade

Há uma geração que é pura aos seus próprios olhos, mas que nunca foi lavada da sua imundícia. (Provérbios 30:12)

A cegueira espiritual caminha lado a lado com a religiosidade. Na verdade, a religiosidade produz a cegueira espiritual, e a incapacidade de avaliarmos a nós mesmos, de nos enxergamos com os olhos de Deus. É o que faz uma pessoa que ainda esta na imundície se achar puro.

Creio que podemos definir a religiosidade como um tipo de formalidade humana(ou de formalidade espiritual) que não proporciona uma intimidade com Deus. Às vezes é apenas uma forma, e nos temos essa tendência a formas. É interessante, que, em muitas vezes um mover de Deus traz essa forma, mas nós começamos a nos orgulhar desta forma, e a colocamos acima de Deus, ou muitas vezes o “poder” que gerou esta forma, já se foi há muito tempo, restando apenas uma casca.

Como no exemplo da mulher samaritana, que questionou a Jesus sobre a forma correta de adorar a Deus. - “Nossos pais adoraram neste monte, mas vós judeus, dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar.” (João 4:20) - Porém Jesus lhe disse que os verdadeiros adoradores, adorarão o Pai em espírito e em verdade.

A conseqüência dessas formalidades humanas(que mesmo tendo cunho espiritual, mas que não proporcionam em si intimidade com Deus) é um falso padrão de santidade, que se baseia no “orgulho espiritual”. É exatamente esse orgulho que faz tantos pensarem estar espiritualmente certos, quando na verdade estão errados. É o que fez um homem como Saulo perseguir tenazmente a igreja primitiva com tanto zelo e sinceridade. Foi o que fez os fariseus(os mais religiosos da época) planejarem a morte do messias que eles mesmos esperavam por anos e anos. Estas questões demonstram o poder demoníaco da religiosidade, que nos faz sair da “simplicidade” de adorar a Deus em espírito e em verdade, para complexos argumentos teológicos.

Jesus é a palavra viva dentro de nós, e é isso que faz a diferença. Ele quebra toda a religiosidade e abre nossos olhos espirituais.

“Respondeu-lhes Jesus: Pensais vós que esses galileus foram mais pecadores do que todos os galileus, por terem padecido tais coisas? Não, vos digo! Antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis.”

“Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.”

PC/AP

3 comentários:

Nice disse...

O espirito vos ensinará todas as coisas ^^
Deus nos abençoe na simplicidade na sua verdade o/
muito bom o texto, amor
=)**

Anônimo disse...

E o leproso disse qdo viu Jesus com a multidão q o seguia: "Jesus Filho de Davi, se assim Tu quiseres,eu serei verdadeiramente livre".
Existem muitas almas leprosas por aí. Precisamos ir para o deserto a fim de q possamos ficar frente a frente com o Pai totalmente despojados das vestes q cobrem nossas lepras e assim deixarmos Ele trabalhar como só ele sabe na cura da nossa alma.

Abração primo. Muitas bençãos e sabedoria na sua vida!

Unknown disse...

Agora será que to no certo!!!
rsrsrsrsrsr
estou gostando muito do seu flog!!!

Bjokas